Gravidez após Cirurgia Bariátrica

A Gravidez após cirurgia bariátrica é uma gravidez de risco.

0
1373
gravidez após cirurgia bariátrica

Vivemos uma epidemia mundial de obesidade e a cirurgia bariátrica é uma realidade cada vez mais presente em nosso meio. Metade dos indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica é mulher em idade fértil. Mas como será a gravidez após cirurgia bariátrica?

É sabido que a obesidade é frequentemente relacionada não só a alterações de ovulação como também à dificuldade para engravidar. Assim, a cirurgia bariátrica pode fazer parte do tratamento de infertilidade em algumas destas mulheres.

É nítida a melhora na fertilidade destas mulheres no pós operatório. Elas também apresentam menores taxas de diabetes gestacional e de hipertensão na gravidez, o que sem dúvida é bom tanto para a mãe quanto para o bebê.

Porém, nem tudo são flores…

A Gravidez após cirurgia bariátrica é uma gravidez de risco. Principalmente se a gestação ocorrer antes de 2 anos após a cirurgia bariátrica. Isto porque nos primeiros 2 anos pós bariátrica há grande perda de peso e grande chance de ocorrerem deficiências nutricionais, principalmente de ferro, cálcio, vitamina B12 e ácido fólico.

Pacientes em pós operatório de cirurgia bariátrica já requerem grande controle clínico e nutricional. Esta necessidade de controle é ainda maior quando esta mulher quer engravidar.

O ideal é que a gravidez seja planejada e que só ocorra após estabilização da perda de peso (que costuma acontecer depois de 18 meses da cirurgia). É importante que as deficiências nutricionais também já estejam controladas. Isto porque aumentam muito os riscos de malformações fetais diante destes distúrbios….Em alguns casos o controle só é conseguido com medicamentos injetáveis.

Nem precisamos dizer o quanto é importante o pré natal criterioso destas grávidas, não só com o obstetra como também com nutricionista, endocrinologista, clínico geral e qualquer outro especialista necessário.

Está pensando em fazer cirurgia bariátrica e engravidar ou fez bariátrica e quer engravidar? Converse com o seu médico, ele poderá orienta-la sobre o assunto.

Manual do Nenê

Referências:

http://guiadobebe.uol.com.br/a-gestacao-apos-a-cirurgia-bariatrica/

http://www.escs.edu.br/pesquisa/revista/2014Vol25_1_7_ImplicacoesNutricionaisGravidez.pdf

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA