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Vitamina D: para que serve?

A principal função da vitamina D é regular a absorção do cálcio. Ela é fundamental para a saúde dos ossos e dos dentes, especialmente durante a fase de crescimento das crianças. 

Estudos mais recentes têm relacionado doses baixas desta vitamina com alterações na imunidade, alterações cerebrais (como doença de Alzheimer), alterações reumatológicas, obesidade, doenças intestinais, doenças cardíacas e diabetes, dentre outras doenças.

A vitamina D pode ser adquirida ingerindo peixes (como a sardinha e o salmão), frutos do mar, ovos, cereais enriquecidos, cogumelos e fígado de galinha. 

Ela também é produzida pela nossa pele quando exposta ao sol sem protetor solar. Para evitar queimaduras e outros efeitos nocivos dos raios ultravioletas é importante a exposição solar em “horário de criança”. Isto significa tomar sol antes das 10h e depois das 16h, diariamente.

O mundo vive hoje uma “epidemia de falta de vitamina D”. Vários fatores podem ser implicados, mas 2 são bem claros: dietas pobres no nutriente e falta de exposição ao sol em quantidade e freqüência adequada.

Proteja sua saúde e a do seu filho. Converse com seu médico sobre o assunto. Ele poderá fazer o diagnóstico da falta desta vitamina e indicar o tratamento adequado.

Manual do Nenê

Referências:

  • https://www.tuasaude.com/para-que-serve-a-vitamina-d/
  • http://as-vitaminas.blogspot.com.br/2014/02/vitamina-d-funcoes-beneficios-e.html
  • http://veja.abril.com.br/saude/o-poder-da-vitamina-d-sobre-o-sistema-imunologico

Fonte da Imagem: http://www.clinicamonpetit.com.br/blog/a-importancia

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