Cariotipo
Fonte: http://www.biomedicinapadrao.com.br/2013/05/10-imagens-interessantes-3.html?m=0

Cariótipo é o conjunto de cromossomos de um indivíduo. Nada mais é do que o armazenamento de toda a informação genética que determina as características da pessoa. Ou seja, ele é capaz de identificar as espécies de seres vivos.

No caso da espécie humana o cariótipo é composto de 22 pares de cromossomos idênticos ( ou homólogos) e de 1 par de cromossomos sexuais. O par de cromossomos sexuais é representado pelas letras X e Y, de acordo com o sexo da pessoa. As mulheres são representadas pela letra X e os homens pela Y.

A análise do cariótipo também é denominada cariotipagem. É coletado sangue, saliva ou biópsia de alguma parte do corpo. Por meio de colorações específicas ocorre a marcação e identificação dos cromossomos.

O geneticista então analisa e agrupa os cromossomos de acordo com a semelhança entre si, remontando o material genético. Este processo permite a avaliação dos cromossomos e o diagnóstico, tanto de normalidade quanto de algumas doenças provocadas por alterações nos cromossomos.

Um exemplo de doença cromossômica bastante conhecido é a Síndrome de Down, que ocorre devido à alteração no par cromossômico 21. Em indivíduos com esta síndrome o par 21 é acrescido de um cromossomo a mais. Por isso a síndrome de Down também é conhecida como trissomia do cromossomo 21.

Além de servir para diagnóstico, o cariótipo pode ser usado no aconselhamento genético, em processos de fertilização uterina e até no diagnóstico complementar de alguns tipos de câncer.

Manual do Nenê

Referências:

  • file:///C:/Users/USER/Downloads/bs-861.pdf
  • http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/cariotipo.htm

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA